quinta-feira, 20 de outubro de 2011

SEMANA DE ADMINISTRAÇÃO E CIENCIAS CONTÁBEIS

A Semana que ocorreu nos dias 03 a 07 de outubro no auditório da FANP, foi um sucesso! O tema da Semana que foi Sustentabilidade nas Organizações, contou com diversos palestrantes abordando o tema de várias perspectivas.
No primeiro dia o Prof Galileu Limonta Maia, falou da importância de entender o Comportamento do Consumidor no Varejo, demonstrando alguns aspectos relacionados com o modo como o consumidor toma as suas decisões, baseando a palestra em pesquisa realizada pelo professor na cidade de Maringá e região.

No segundo dia, tivemos o Sr. João Berdu, falando sobre sustentabilidade na visão regional, enfocando o Vale da Seda que é um projeto de comércio justo que é desenvolvido na cidade de Nova Esperança e que visa dar condições de qualidade de vida, bem como renda as famílias que moram na área rural da cidade. Além disto demonstrou que sustentabilidade pode ser trabalhada dentro das organizações de forma eficiente e rendendo lucros para a organização.

No terceiro dia, Patrica Cristina Xavier Alonso, falou sobre O papel do Contador em relação a Sustentabilidade nas Organizações, demonstrando que sustentabilidade não é apenas um conceito e sim uma forma de maximizar as riquezas da organização, além de demonstrar a sustentabilidade está ligada diretamente aos indicadores financeiros da organização.

Francis Geraldi Baylão, com o tema Sustentabilidade Empresarial, focou o aspecto empresarial e deixou claro que toda organização só trabalha a sustentabilidade quando a mesma dá retornos financeiros claros, tirando uma visão romântica de cena e demonstrando que tratar a sustentabilidade como algo utópico não funciona. Fechou a palestra demonstrando exemplos que ocorrem em Maringá de empresas que buscaram a sustentabilidade e proporcionaram retornos em seus indicadores financeiros.

No último dia contamos com a presença do autor da Editora Atlas na Área de Sustentabilidade, o Professor e autor João Tinoco falando sobre Balanço Social e o Relatório da Sustentabilidade, o professor compartilhou seus conhecimentos com os acadêmicos, uma vez que o mesmo é um dos pioneiros em estudos nesta área, colocando para os alunos seus conhecimentos e os caminhos para desenvolver um modelo de balanço social. Demonstrou  que Balanço Social e Sustentabilidade andam juntos e que precisam ser melhores explorados pelas organizações, caso contrário num futuro próximo, muitas não deverão conseguir se manter no mercado.






Galeria de Imagens
























Nenhum comentário:

Postar um comentário